Terra Boa ganha novo Centro de Referência de Assistência Social 03/08/2012 - 14:20

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social participou da inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Terra Boa, no Noroeste do Estado, na última terça-feira (31). O Cras João Paulo da Cruz recebeu um investimento de R$ 132 mil liberados pelo Governo do Estado do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

Participaram da cerimônia de inauguração a prefeita Vera Lúcia da Silva Zanatta; a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Brandão Jacinto; a coordenadora do Cras, Maria Zelia Ferreira Pietraroia; as chefes dos escritórios regionais da Seds de Cianorte e de Maringá, Lucélia Guimarães Gelfei e Akemi Nishimori; autoridades municipais e estaduais, além da população.

Durante a cerimônia, a prefeita de Terra Boa enfatizou a importância da obra, o financiamento por parte do Estado e os benefícios que propiciará à população de seu município.

A unidade tem capacidade de atendimento mensal de 500 famílias do município, além de comunidades do entorno da área rural. Serão ofertadas ações do programa de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif) para grupos de idosos, crianças e adolescentes; oficinas de artesanato; palestra e possíveis ações do programa Família Paranaense.

As famílias atendidas no novo Cras serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional e receberão acolhimento, orientações sobre os direitos, serviços de convivência e demais programas e projetos.

No espaço também poderão receber encaminhamentos para as outras políticas públicas que colaborem no sentido de que possam conquistar sua autonomia.

Os Cras são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, nos Centros, as famílias tem acesso a serviços e programas de transferência e geração de renda, além de Benefícios de Permanência Continuada (BPC).

A ampliação da rede de Cras no Paraná faz parte da nova política de assistência social do Estado. O Feas destinará mais R$ 9,8 milhões para a construção de novas unidades em todo o Estado. Hoje, existem 527 Cras em funcionamento no Paraná.