Sistema de Informação monitora
ações de assistência social
29/05/2017 - 10:30

O acompanhamento das ações de assistência social pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em todo o Paraná, foi o principal assunto abordado pela secretária Fernanda Richa, com os chefes dos 22 escritórios regionais da pasta. O encontro, que aborda o funcionamento do sistema de informações, acontece desde quarta-feira (24), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“A ferramenta subsidia nossas equipes no monitoramento e, principalmente, no planejamento estratégico. Sua finalidade é fornecer um panorama amplo e direcionado para as nossas atividades”, explicou Fernanda Richa.

O Sistema de Acompanhamento e Registro do Trabalho está em funcionamento desde janeiro deste ano e armazena ações da assistência social nos 399 municípios do Estado. Atualizada mensalmente, essa ferramenta também permite a visualização de dados e o planejamento dos próximos passos.

De acordo com o coordenador da Assessoria Técnica de Planejamento e Gestão da Informação da Secretaria da Família, Thiago de Angelis, a ferramenta surgiu de uma demanda dos próprios escritórios regionais, que desejavam dar visibilidade às suas ações. “Um dos objetivos é identificar as ações da Secretaria de forma descentralizada para aprimorarmos a gestão e auxiliarmos os escritórios regionais a melhorar seu processo de trabalho”, explicou.

A chefe do escritório regional de Cascavel, Lizmari Fontana, confirmou que a nova forma de acompanhamento possibilita a potencialização do trabalho realizado.

“A assessoria técnica prestada aos municípios agora pode ser acompanhada por todas as áreas da secretaria de forma mais simples e direta”, avaliou Lizmari. “Ao cadastrarmos as informações no Sistema, permitimos uma visão mais integrada do trabalho. Com isso, será possível mensurar a quantidade de ações que o Estado desenvolve na área social.”

PRIORIDADES - A reunião também tratou das prioridades da Secretaria da Família para o Estado, como as ações do programa Família Paranaense e as políticas de garantias de direitos. O Família Paranaense, principal programa do Governo do Estado para a erradicação da pobreza, está presente nos 399 municípios do Paraná. Criado em 2012, beneficiou 274 mil famílias. Ao total, já foram investidos R$ 131,2 milhões.