Secretaria testa sistema para elaboração do Plano Municipal de Assistência Social 10/02/2012 - 18:59

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social vai abrir para testes o sistema de informação que dará suporte à elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). A ferramenta estará disponível para os municípios integrantes do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas-PR) a partir desta segunda-feira (13), às 14 horas, e ficará aberto para avaliação até o dia 28. O PMAS é um instrumento democrático e descentralizado para diagnosticar, planejar e indicar ações que contribuam para a efetivação da política de assistência social.

“A intenção é avaliar o funcionamento e aplicação do sistema criado pela secretaria, conforme o estabelecido no roteiro pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em novembro do ano passado”, diz a coordenadora da secretaria, Larissa Marsolik Tissot.

O sistema do PMAS poderá ser acessado por meio do site www.familia.pr.gov.br. A instrução é para que sejam testadas todas as abas e planilhas e preenchida ao menos uma questão. Os municípios devem sugerir alterações, exclusões e inclusões de campos para que, ao final do período, sejam corrigidas todas as possíveis falhas na gestão da ferramenta. As sugestões devem ser enviadas para os e-mails larissam@seds.pr.gov.br e rosely@seds.pr.gov.br, com cópia para renatams@seds.pr.gov.br.

As senhas serão as mesmas utilizadas nos anos anteriores. O código de acesso ao módulo de acompanhamento será enviado até a abertura do sistema. Nesta fase, o ícone de “ajuda” ainda não estará em funcionamento. Por isso, será enviado por e-mail o manual de preenchimento.

Participam dos testes os municípios de Curitiba, Nova Fátima, Foz do Iguaçu, Umuarama, Ibaiti e Reserva do Iguaçu. Após o dia 28 de fevereiro, serão definidas as datas para a disponibilização do sistema para preenchimento de dados a todos os municípios do Estado.