Secretaria da Família terá reforço no quadro de servidores 13/12/2012 - 11:00

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, anunciou nesta terça-feira (11), durante a última reunião do ano com os chefes das 23 regionais da Secretaria, a recomposição do quadro de servidores com a convocação de 353 profissionais de diversas áreas já concursados.

“A recomposição não acontecia há muito tempo. Trazer mais profissionais tem como objetivo central suprir as demandas e principalmente fortalecer a rede de assistência social em todo Estado”, afirmou Fernanda Richa.

Parte dos novos servidores atuará nos 23 escritórios regionais nas funções de administrador, assistente social, pedagogo, psicólogo, técnico administrativo, auxiliar administrativo e motorista. A outra parte irá recompor o quadro nas unidades de socioeducação de todo Estado.

Para a chefe do escritório da Secretária da Família na regional de Toledo, Liana Perin, a medida vai reforçar parcerias entre o governo do Estado e os municípios.

“Precisamos da presença de uma equipe técnica capacitada em todas as cidades. O reforço nos deixa otimistas porque, com isso, vamos atingir mais facilmente as metas para o próximo ano”, afirma Liane.

O concurso do qual serão convocados os novos servidores é o de nº 115/2009 da Secretaria da Administração e Previdência: www.administracao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13.

BALANÇO – Durante a reunião, os chefes dos escritórios regionais apresentaram um relatório sobre as atividades deste ano e os desafios para 2013 na área de assistência Social.

Um dos destaques é a meta de iniciar a implantação do programa Família Paranaense em 30 municípios prioritários, além de constituir os comitês regionais, municipais e locais.

A representante do escritório de Ponta Grossa, Luciana Silvestre, disse que o acompanhamento dos primeiros passos do programa junto aos municípios teve que ser realizado pelas equipes técnicas da Secretária da Família de forma sistemática para se conseguir um resultado satisfatório em cada uma das etapas.

“Já estamos com nossas Famílias Paranaenses da primeira fase identificadas. Em dois anos, tenho certeza que elas terão escrito uma nova etapa nas suas vidas”, afirmou Luciana.

Na primeira fase do programa a regional de Ponta Grossa teve três municípios prioritários. No próximo ano, serão mais cinco cidades, atingindo cerca de 45% dos municípios atendidos na região.

Para o chefe regional de Irati, Francisco Marochi, um dos principais pontos a serem destacados é a atuação do governo na região. “Os recursos aplicados em todas as áreas chega a R$ 28 milhões nos primeiros dois anos. Só para implantar o Família Paranaense, o governo repassou R$ 4 milhões”, afirmou.

Para a secretária da Família, a atuação das equipes técnicas teve o mérito de enfrentar as dificuldades estruturais. “Nossa equipe começou bem enxuta, mas conseguiu abrir espaço e levar propostas e programas para todos os municípios”, destacou Fernanda Richa.