Secretaria da Família promove capacitação para trabalhadores dos Creas e programa Liberdade Cidadã 13/08/2012 - 10:50

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promove de 25 a 30 de agosto, em Foz do Iguaçu, capacitação sobre os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e programa Liberdade Cidadã. O objetivo é proporcionar para os técnicos municipais e estaduais ferramentas para o fortalecimento das unidades com o reordenamento e a oferta de serviços qualificados. O treinamento atende o previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistências e tem o foco central no serviço de proteção dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

A capacitação está aberta para as equipes técnicas dos Creas e rede referenciada, técnicos dos escritórios regionais e Seds, conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e Conselho Estadual de Assistência Sociais (Ceas) e representantes do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Na programação estão previstas palestras sobre: Política Nacional de Assistência Social, Suas e legislações pertinentes; o Sinase e os marcos legais do direito da criança e do adolescente; novos paradigmas de família na sociedade contemporânea, violências e violações de direitos; serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade: Introdução e metodologias de ação – Serviço PAEFI; serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade: Introdução e metodologias de ação – Serviço de Abordagem e Pessoa em Situação de Rua; e a interface com o Poder Judiciário e Ministério Público. Também serão realizadas oficinas sobre: Plano Individualizado de Atendimento como instrumento metodológico na prática socioeducativa; elaboração de Projeto Político Pedagógico para Programa de Medida Socioeducativa em Meio Aberto e fluxos e responsabilidades da rede de atendimento.

A inscrição pode ser feita a partir do dia 13 até 20 de agosto no www.familia.pr.gov.br, no menu Capacitação em Inscrições para o Capacitação aos Trabalhadores dos Creas e Programa Liberdade Cidadã. Para esclarecer dúvidas pode ser enviado e-mail para cordenacaopse@seds.pr.gov.br.