Secretária da Família inaugurou Centro de Referência de Assistência Social em Luiziana 25/06/2012 - 10:47

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, iniciou a tarde desta sexta-feira (22) no município de Luiziana, na região central do Estado. A visita no município foi para inaugurar o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Geraldo Afonso dos Santos e assinar com o prefeito, José Claudio Pol, o termo de adesão à metodologia do programa Família Paranaense. A obra do Cras recebeu investimento de R$196 mil, sendo parte dos recursos liberados pelo governo do Estado do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), e aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e parte de contrapartida do município.

A nova unidade tem capacidade para atender 2,5 mil famílias e que realizará entre outras atividades o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o programa Família Parananense. Nele cada família é acompanhada pelos profissionais do Cras, por meio de ações de acolhimento, orientações sobre os direitos, serviços de convivência e demais programas e projetos. Neste Centro as pessoas também vão receber encaminhamento para as outras políticas públicas que colaborem, para que aos poucos, eles possam conquistar a autonomia e não depender mais destes recursos.

“O Cras é a porta de entrada para o acesso a uma vida melhor, mais digna e mais justa. É isso que as famílias buscam quando aqui chegam. Aqui também será implantado o programa Família Paranaense que tem como objetivo principal que as pessoas alcancem seus objetivos e sua emancipação”, disse Fernanda Richa.

Além do prefeito também participou na cerimônia de inauguração a secretária de assistência social e primeira-dama, Terezinha Xavier , autoridades municipais e a população.

CENTROS – Os Centros de Referência de Assistência Social são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades são voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica. Atualmente existem 527 Centros em funcionamento no Paraná, conforme o último censo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.