Secretaria da Família começa a capacitação de 1,8 mil conselheiros de assistência social em todo Estado 24/07/2012 - 16:27

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social iniciou nesta terça-feira (24) o treinamento “Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas)” que capacitará mais de 1,8 mil conselheiros municipais e estaduais de assistência social em Estado.

Esta é a primeira turma que está reunida em Campo Mourão e conta com cerca de 90 inscritos. Ao todo serão 23 capacitações que acontecerão nas cidades sedes dos escritórios regionais da Secretária da Família, entre as semanas de 24 a 26 de agosto a 3 a 5 de setembro. As aulas são presenciais e a carga horária de 24h é distribuída em três dias consecutivos de treinamento.

Segunda a coordenadora da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Larissa Tissot, a realização deste curso atende a uma deliberação da última Conferência Estadual de Assistência Social e também um recomendação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

Entre os temas abordados está uma contextualização sobre o Suas e a política de assistência social, o exercício do controle social e o papel do conselheiro, boas práticas de monitoramento, fiscalização e acompanhamento de serviços socioassistenciais.

As inscrições para participar dos cursos esteve aberta até 6 de junho pelo site www.familia.pr.gov.br. Para ter informações sobre vagas remanescentes, o interessado deverá entrar em contato com o escritório regional da Seds responsável pelo respectivo município. Os contatos estão disponíveis no mesmo site, no menu Institucional/Escritórios Regionais.

CONSELHOS – Os Conselhos Municipais de Assistência Social são instituídos por leis municipais e têm composição paritária entre representantes governamentais e não governamentais (ou seja, da sociedade civil organizada). Os representantes governamentais são indicados pela administração pública municipal e os não governamentais são eleitos em conferências municipais de assistência social, que acontecem a cada dois anos.

O papel dos conselhos é fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade e o atendimento dos serviços prestados pela rede socioassistencial, mesmo que não haja repasse de recursos públicos. Os conselhos normatizam, disciplinam, acompanham, avaliam e fiscalizam os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais prestados pela rede socioassistencial estatal e privada.

INVESTIMENTOS – O Plano Estadual de Capacitação para Trabalhadores do Suas tem investirá de R$ 12 milhões até 2014. O projeto prevê 65 mil vagas para gestores municipais e profissionais que atuam na área de assistência social.