População de Marumbi ganha Centro de Referência de Assistência Social 18/09/2015 - 17:00

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta sexta-feira (18), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Marumbi, na região Norte do Estado. Dezenas de pessoas, entre elas moradores e autoridades, participaram da solenidade.

A unidade começa a funcionar na próxima segunda-feira (21) com capacidade para atender até 2.500 famílias moradoras da região onde está instalada. Foram investidos R$ 518 mil na construção, recurso do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), deliberado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

“Os Cras são a porta de entrada para toda família que precisa acessar os serviços de assistência social. Com este Cras, Marumbi terá possibilidade de atender todas as famílias mais carentes, saber de suas necessidades e de que forma pode atuar para reduzir a vulnerabilidade de cada uma delas”, disse Fernanda. Para a secretária, a emancipação das pessoas que vivem em vulnerabilidade social depende de um plano de ação em várias áreas, como na saúde, educação e até na inserção no mercado de trabalho.

PROJETO – Este é o 42º Centro de Referência de Assistência Social construído pela atual gestão. Com 206,65 metros quadrados, é o primeiro Cras implantando com o novo projeto arquitetônico criado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Mais amplo que os demais, o Cras de Marumbi traz uma melhor estrutura física para o desenvolvimento dos serviços, conforme determina a legislação. Entre os espaços contemplados estão recepção, salas de atendimento, uso coletivo e administrativo, banheiros e copa.

O prefeito de Marumbi, Marlon Castro Pavesi Pini, lembrou que o município não possuía Cras e que, ao assumir a prefeitura, em 2013, instalou uma unidade provisoriamente, que foi desativada esta semana. “A partir de agora poderemos melhorar o atendimento oferecido às famílias de baixa renda do município”, disse.

Pavesi destacou que a construção do Cras havia sido prometida pelo governador Beto Richa, durante uma visita ao município, em agosto de 2013. “A população de Marumbi está muito grata. Esta é mais uma promessa do governador e da secretária Fernanda Richa que foi cumprida”, destacou.

CRAS - Os centros de referência são locais onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social têm acesso aos serviços de proteção social básica. Ali, são atendidas por uma equipe formada por técnicos, psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.

Depois de incluídas no Cadastro Único, as famílias recebem informações sobre benefícios sociais a que têm direito e, de acordo com as condicionalidades, são inseridas em programas estaduais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Leite das Crianças e Tarifa Social da Água.

A equipe também presta orientações e faz o encaminhamento para serviços públicos como matrícula na escola, consultas médicas, cursos de qualificação, emissão de documentos, vagas de emprego e outros. Pessoas idosas e pessoas com deficiência e idosas recebem atenção especial.

Todo cidadão pode procurar espontaneamente o Cras para buscar atendimento. Mas além de atender quem procura a unidade, as equipes fazem busca na região para localizar pessoas que precisam, mas não acessaram nenhum serviço público existente na rede de atendimento.

O Cras de Marumbi está instalado na Rua Vicente Fuzete, 360, no Centro. Atualmente, o Paraná conta com 556 unidades em funcionamento. Outras nove estão sendo construídas. Um contrato assinado pelo Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender as famílias acompanhadas pelo Programa Família Paranaense prevê a construção de outros 22 Cras até 2019.

Também participaram da inauguração a secretária de assistência social de Marumbi e primeira-dama, Edilene Mangolim Pini, a chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Apucarana, Juliana Eliza de Souza, e integrantes de um grupo da melhor idade.