População de Maria Helena ganhará um Centro de Referência Especializado da Assistência Social 16/09/2013 - 16:00

O governador Beto Richa esteve nesta quinta-feira (12) em Maria Helena, no Noroeste do Estado. No município, Richa assinou o termo de ajuste para construção de um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). A unidade terá 206 metros quadrados e receberá um investimento de cerca de R$550 mil de recursos do tesouro estadual.

Segundo a chefe do escritório regional da Secretaria da Família em Umuarama, Maria Dulce Pozzobom, Maria Helena está entre os doze municípios contemplados com a expansão estadual da rede de Creas no Estado. “Com o novo Creas o município poderá fortalecer os serviços municipais de proteção social especial de média complexidade com atendimento às famílias e indivíduos em situações de violação de direitos, com serviços especializados de apoio, orientação e acompanhamento”, destacou Maria Dulce.

O prefeito Elias Bezerra de Araújo comentou sobre a importância do investimento para Maria Helena que é um município prioritário do programa Família Paranaense. “Com a nova unidade a população poderá receber atendimento de melhor qualidade”, afirmou Araújo.

O Creas é o local onde são atendidas as circunstâncias mais graves voltadas para famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos ou estão em situação de ameaça. São casos que envolvem, por exemplo, violência física, psicológica ou sexual. Também prestam atendimento quando acontece abandono, discriminação, negligência, abandono e exploração do trabalho infantil, além de oferecer assistência para pessoas em situação de rua ou mendicância.

O atendimento se dá por meio de intervenções especializadas, de forma personalizada e continuada, e vai desde a escuta até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.

Atualmente, a rede de Creas do Paraná é composta por 141 unidades, em 119 municípios. Só no ano passado o Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões para o cofinanciamento de serviço especializado de acompanhamento às famílias (Paefi), que acontece dentro dos Creas. Os recursos são do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e deliberados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

O convênio para a construção do Crea é realizado entre a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e o município cumprindo as exigências determinadas na deliberação nº 062/2013 do Ceas.