Pitanga realiza Conferência Regional da Assistência Social 06/09/2013 - 15:23

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) realizou nesta quarta-feira (04) mais uma etapa das Conferências Regionais de Assistência Social em Pitanga, na região Central do Paraná. O evento contou com cerca de 90 pessoas e representantes de nove municípios.

Para o prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, participar de um evento como a Conferência é contribuir para que a política de assistência social no estado se torne ainda melhor. “Político vem e passa e o povo fica. Portanto, só existe uma forma e estamos tendo esta oportunidade hoje, através da Conferência, da democracia e da liberdade, para construir um país melhor, pois se a sociedade se reúne e se organiza com certeza tem oportunidades de escrever sua história”.

A palestrante Renata Mareziuzek dos Santos, técnica da coordenação de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (suas), mostrou um panorama que evidenciou os serviços, programas e projetos oferecidos e executados, a partir da realidade de cada município. A conferência contou ainda com apresentações artísticas dos alunos do Centro da Juventude de Pitanga.

Durante o evento foram discutidos seis eixos temáticos, tendo como foco central o Financiamento e a Efetivação do Suas. Com base nos debate dos participantes foi elaborada uma proposta para a próxima etapa da conferência que acontecerá em Curitiba.

Além dos debates, foram referendados os delegados que participarão da Conferência Estadual e eleitos os delegados para a Conferência Nacional, sendo um representante governamental e outro da sociedade civil.

Além do prefeito de Pitanga que representou os demais prefeitos da regional, também participaram do evento representantes do Governo do Estado, o sargento Paulo Sérgio dos Santos, da Polícia Militar, gestores de assistência social, técnicos do Sistema Único de Assistência Social e entidades sociais.