Paraná vai apresentar o Programa Residência Técnica em Brasília 25/05/2015 - 17:20

O Programa de Residência Técnica na área do Sistema Único de Assistência Social (Suas) desenvolvido pelo Governo do Paraná será destaque no VIII Congresso Nacional de Administração Pública, que acontecerá nesta terça (26) e quarta-feira (27), em Brasília. O evento será promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de boas práticas na gestão pública. São esperadas duas mil pessoas, entre autoridades, políticos, gestores, acadêmicos e servidores públicos.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, explica que o programa foi selecionado por se tratar de um projeto inovador na área de Gestão Pública no país. “É um trabalho pioneiro desenvolvido pelo Governo do Paraná que já se tornou referência no Brasil”, destacou. “Estamos felizes com o reconhecimento dessa experiência bem sucedida, que é o resultado dos investimentos do Governo do Estado na formação qualificada e continuada dos servidores públicos.”

QUALIFICAÇÃO – O Programa de Residência Técnica oferece gratuitamente o curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase no Sistema Único da Assistência Social. A primeira turma foi inaugurada pelo Governo do Estado em dezembro de 2013.

De acordo com a coordenadora da Seds, que representará o Governo do Paraná no congresso, Tatiana Possa Schafachek, o programa oferece aos alunos-residentes um ensino de qualidade, com conhecimentos teóricos e práticos. “Além de qualificar a rede de profissionais do Sistema Único de Assistência Social, ele incentiva os profissionais recém-formados a atuarem na execução da política de assistência social no Estado”, explicou.

RESIDÊNCIA TÉCNICA - O curso é realizado na modalidade à distância e foi desenvolvido pela Seds, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), Escola de Governo e Universidades Estaduais do Paraná. O ambiente virtual do curso foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que é responsável pela aplicação e administração do programa.

Atualmente, a Seds possui 61 residentes técnicos que participam do curso e que desenvolvem seis horas diárias de atividades práticas (residência técnica) em diversos setores da pasta. São profissionais graduados nas áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia e engenharia da computação. Durante o curso os alunos-residentes recebem uma bolsa auxílio de R$ 1.900 mensais.

CRESCIMENTO – Graduada em Serviço Social em 2012, Rosely Brizzi Dias Destro, ingressou no Programa de Residência Técnica com uma pequena experiência na área de assistência social. Por um curto período, ela trabalhou no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), de gestão municipal.

Rosely conta que com a experiência adquirida na especialização e na residência técnica, foi possível compreender melhor o papel do Estado na política de assistência social. “Está sendo uma experiência enriquecedora. Tive a oportunidade de vivenciar e aprofundar temas que na faculdade só ouvia falar, como Gestão Pública e o Sistema Único da Assistência Social. Esse conhecimento vai ser muito importante para minha vida profissional”, contou.

Para a psicóloga Fernanda Mascarin, 24 anos, a experiência como residente técnica foi essencial para que pudesse aprender, na prática, o funcionamento da máquina pública. Recém-aprovada em um concurso público, ela conta que fazer parte do programa foi essencial para a conquista da vaga. “Além do conhecimento adquirido na especialização, aprendi muito no convívio com a equipe de trabalho, pois é ali que nascem as novas práticas e ideias.” contou.

INVESTIMENTOS - O Governo do Estado destinou R$ 13,72 milhões para execução e manutenção do programa durante o período de duração do curso, que é de dois anos e está em fase de encerramento.