Paraná tem cinco projetos na semifinal do Prêmio Nacional Boas Práticas e Gestão de 2014 23/04/2014 - 14:30

Projetos desenvolvidos por cinco municípios paranaenses foram selecionados para a semifinal do Prêmio Nacional Boas Práticas e Gestão de 2014, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O Paraná foi o estado que teve o maior número de trabalhos escolhidos para essa fase do prêmio, que tem o objetivo de identificar e disseminar práticas bem sucedidas da assistência social desenvolvidas no país e que contribuam para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Ao todo, 27 projetos estão na semifinal, divididos em três categorias e conforme o porte das cidades. Os vencedores do prêmio serão conhecidos durante o XVI Encontro Nacional do Congemas, que acontecerá de 28 a 30 deste mês, em Cuiabá, no Mato Grosso.

“O Prêmio Nacional de Boas Práticas ajuda a disseminar as práticas de sucesso realizadas em todo o Brasil e ter cinco projetos paranaenses entre os melhores do país nos deixa felizes e nos certifica que o Paraná desenvolve um trabalho criativo e comprometido que garante a qualidade dos serviços socioassistenciais oferecidos aos cidadãos”, diz a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

APOIO TÉCNICO - Embora sejam desenvolvidos nos municípios, os projetos paranaenses selecionados contam com o apoio da Secretaria da Família que, por meio de seus escritórios regionais, auxilia todas as secretarias municipais de assistência social existentes no Paraná. O Governo do Estado também presta assessoria técnica e cofinancia muitas ações desenvolvidas nos municípios.

Censo do Suas comprova que o Paraná é o estado da Região Sul que mais presta acompanhamento e apoio técnico aos municípios. Nos últimos 12 meses, 90% dos municípios paranaenses receberam visitas dos técnicos da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul menos de 40% dos municípios contaram com o apoio das secretarias estaduais de assistência social.

PROJETOS - Os projetos paranaenses selecionados para o prêmio, de acordo com o porte do município, são “Aprimoramento do Suas em Curitiba – estratégias participativas intersetoriais, de Curitiba (metrópole); “Segurança alimentar na cota de alimentos”, de Maringá (grande); e Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do catador de materiais recicláveis, de São José dos Pinhais (grande). Participam ainda o projeto “Eu protejo, o adolescente contra a violência”, de Cambé (médio); e “Semente de ressocialização”, desenvolvido em Nova Fátima (pequeno).

O julgamento será feito por especialistas na área de assistência social e levará em conta a eficiência, relacionando custos e resultados; a qualidade, avaliando o impacto e melhorias para determinado segmento da população; criatividade; experiência com base nas normativas do Suas; alcance social e o nível de articulação em rede.

GALERIA DE IMAGENS