Paraná recebe Fórum Nacional dos Conselhos de Assistência Social 26/11/2013 - 17:30

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) são os anfitriões da reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). O encontro começa nesta quarta-feira (27), a partir das 14h, em Curitiba, com conselheiros do Amapá, Acre, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe.

A secretária da Família, Fernanda Richa, explicou que esta é uma oportunidade de trocar experiências e, principalmente, fazer articulações para ter uma pauta comum para ser apresentada ao Governo Federal e ao Conselho Nacional. “O Paraná avançou a passos largos nos últimos três anos no que diz respeito à política de assistência social. Mas nosso papel é cobrar atitudes que gerem programas que não colaborem para a manutenção da pobreza e sim para o protagonismo da família por meio do trabalho”, afirmou Fernanda.

Para a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná, Inês Tonello, as articulações junto aos municípios propiciadas pela estrutura do atual Governo do Estado têm favorecido que a novas políticas de assistência social tenham grande penetração e assimilação pelos gestores municipais. “A Conferência Estadual envolveu todos os municípios em um processo democrático que abriu espaço para questões simples e também discussões macro. Essa significativa contribuição teremos orgulho de apresentar na Conferência Nacional”, destacou Inês.

A principal pauta do Fórum em Curitiba será a avaliação das conferências estaduais. No Paraná, os encontros preparatórios para a 10.ª Conferência Estadual foram realizados desde o início do ano, primeiro em etapa municipal e depois em 23 regionais do Estado reunindo mais de 2,2 mil pessoas. Em outubro, um público de 770 pessoas, entre delegados e convidados, se reuniam em Curitiba para debater os avanços do Paraná na efetivação das políticas de assistência e também as melhorias necessárias para sua implementação. Foi a primeira vez no Paraná que o evento teve esta abrangência e com representantes de todos os 399 municípios do paranaenses.

FÓRUM – O Fonaceas é composto por todos os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social. Tem como atribuição mobilizar e articular seus Conselhos em um processo coletivo de proposições junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e aos Fóruns Estaduais e Nacional. O objetivo central é a proteção, a defesa, a vigilância e o controle social da Política de Assistência Social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Serviço:

Reunião do Fonaceas

Data: de 27 a 29/11/13 (quarta a sexta-feira)

Local: Auditório Mario Lobo – Palácio das Araucárias

Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico - Curitiba