Governo do Estado inaugura um novo CRAS em Vera Cruz do Oeste 14/03/2014 - 15:34

O prédio do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vera Cruz do Oeste, região Oeste do Estado, está pronto e começou a funcionar nesta sexta-feira (14). Com 10 mil habitantes, o novo Cras vai ampliar e melhorar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social. .

A obra recebeu investimentos de R$ 288 mil do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), deliberado do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

A nova edificação conta com165 metros quadrados e capacidade para atender até 2,5 mil famílias refereciadas. A unidade socioassistencial tem sala de atendimento (recepção), dois banheiros adaptados para deficientes e outros dois banheiros de uso coletivo. Além de copa, almoxarifado, sala multiuso, área de serviço e sala de coordenação e administração.

O município já possui um Cras que funciona em instalação provisória. Com a entrega da obra, Vera Cruz do Oeste passa a contar com uma unidade especialmente projetada para o atendimento das famílias com funcionalidade e privacidade.

“O Cras antigo é pequeno e isso dificulta o nosso atendimento. Com a nova instalação, com certeza o serviço ficará bem melhor. Hoje atendemos de 400 a 500 pessoas (registradas), e esperamos ampliar esse número”, disse a coordenadora do Cras de Vera Cruz do Oeste, Doralice Medeiros de Araújo.

O Cras é um centro de convivência e fortalecimento de vínculos familiares. “Trabalhamos com famílias em extrema vulnerabilidade e baixa renda. Oferecemos à elas cursos para se emanciparem e tornarem-se independentes, para terem renda própria. Além de atendimentos específicos”, disse.

São oferecidos serviços com psicóloga, assistente social e instrutoras que trabalham com as crianças, adolescentes e com as famílias. Os atendidos têm disponíveis cursos profissionalizantes, como de confeiteiro, salgadeiro, artesanato.

PARANÁ - Desde 2011, o Governo do Paraná investiu mais de R$ 5 milhões para a construção de 83 novos Cras em todo o Estado para atender a rede de proteção integral às famílias paranaenses. Até agora, foram entregues cerca de 30 Centros de Referência de Assistência Social. Outras 53 unidades estão em construção ou com previsão de início de obra ainda este ano.

Atualmente existem 547 Centros em funcionamento no Paraná, segundo o último censo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a ampliação da rede de Cras faz parte da nova política estadual de assistência social. “O Cras é a porta de entrada das famílias à rede de proteção socioassistencial. É nesta unidade que é realizado o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma Fernanda Richa.

Os Centros ofertam ações de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), o programa Família Paranaense, o Bolsa Família e outros programas/benefícios e serviços sociais.

GALERIA DE IMAGENS