Governo aprimora gestão dos Centros da Juventude 27/11/2012 - 16:02

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) realizou nesta terça-feira (27), em Curitiba, um encontro com gestores municipais e profissionais que atuam nos Centros da Juventude. “O objetivo foi unificar a proposta pedagógica e promover o aprimoramento da gestão a partir da troca de experiências”, disse a secretária Fernanda Richa.

O evento, promovido pela coordenação de Proteção Social Básica, reuniu mais de 80 profissionais - entre assistentes sociais, gestores e técnicos dos escritórios regionais do estado - para tratar da metodologia de implantação dos Centros da Juventude e das práticas de ensino previstas no uso do espaço.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Márcia Tavares, destacou o aprimoramento. “Entendo que a iniciativa será fundamental na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como no resgate e inclusão social das crianças e adolescentes”, afirmou.

Pela manhã, o grupo participou de uma palestra sobre a metodologia de trabalho com a representante do poder Judiciário, Aline Fioravante. Em seguida, o espaço foi aberto para debates.

Para a implantação e funcionamento dos Centros da Juventude, foram elaborados quatro marcos estruturantes: situacional, que define o perfil social do jovem; conceitual, que aponta a rotina diária e o desenvolvimento das atividades, o organizacional, que contribui para otimização do uso dos espaços, e o operacional, que define a equipe mínima para o funcionamento.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Ana Maria Macedo, as capacitações são fundamentais para o fortalecimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Somente assim podemos garantir melhoria no atendimento às famílias que mais precisam”, afirmou.

EQUIPAMENTOS – O Centros da Juventude são equipamentos destinados ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a partir da convivência comunitária.

Os espaços contam com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, rádio comunitário, estúdio de gravação e piscina semiolímpica.

Em todo o estado, está prevista a implantação de 29 equipamentos, sendo que 16 já estão em funcionamento.

Os recursos para a construção são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), em parceria com a Seds.