Governo amplia rede de Centros de Referência de Assistência Social 19/06/2012 - 16:52

A diretora-geral da Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, e os prefeitos de cinco municípios do interior do Estado assinaram nesta terça-feira (19) o convênio para a construção de Centros de Referência de Assistência Social. O recurso liberado pelo Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), e aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), prevê a construção de 11 unidades, sendo que as cinco primeiras serão nas cidades de Borrazópolis, Castro, Campo do Tenente, Rio Azul, Querência do Norte e Teixeira Soares.

Assim que formalizarem os procedimentos exigidos pelo convênio também ganharão novos Centros os municípios de Bom Sucesso, Congoinhas, Engenheiro Beltrão, São Jerônimo de Serra e Vera Cruz do Oeste.

Cada unidade receberá investimentos de aproximadamente R$ 260 mil, sendo que os municípios participam com 20% de contrapartida financeira. Cada nova unidade terá capacidade para atender até 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Letícia Raymundo, a ampliação da rede de Centros faz parte da política estadual de assistência social e é ponto estratégico para o desenvolvimento de programas que estão sendo executados pela Secretaria.

“Um exemplo é a implantação do programa Família Paranaense, que tem como uma das exigências esses equipamentos. Um dos eixos de execução do programa prevê que cada município possua, no mínimo, uma unidade de Cras, para realizar o trabalho de busca ativa, o acompanhamento e o monitoramento das famílias”, comenta Letícia Raymundo.

A escolha das localidades realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social foi feita a partir de critérios como a localização das famílias em situação de vulnerabilidade social e necessidades técnicas dos municípios, explica Ana Macedo, integrante do Conselho e assessora técnica da secretaria.

CENTROS – Os Centros de Referência de Assistência Social são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades são voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica. Atualmente existem 527 Centros em funcionamento no Paraná, conforme o último censo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.