Fernanda Richa participa da inauguração do Cras Fênix 25/06/2012 - 10:50

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, terminou seus compromissos no interior do Estado, nesta sexta-feira (22), no município de Fênix. Junto com o prefeito Altair Molina Serrano e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Dalva Sales Molina Serrano, participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa das Famílias. A cidade de Fênix está entre os municípios prioritários onde já começou a implementação do programa Família Paranaense que irá melhorar as condições de vida 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até 2014.

A obra do Cras recebeu investimento de R$ 189 mil, sendo parte dos recursos liberados pelo governo do Estado do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), e aprovado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e parte de contrapartida do município.

A ampliação da rede de Cras no Paraná faz parte da nova política de assistência social do Estado. O Feas destinará mais R$ 9,8 milhões para a construção de novas unidades em todo o Estado. Para os próximos dois anos, o Governo do Estado, em conjunto com o Ceas, planeja a construção de outros 50 novos Cras.

Os Cras são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades são voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica. Atualmente existem 527 Centros em funcionamento no Paraná, conforme o último censo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

A nova unidade tem capacidade para atender 2,5 mil famílias e que realizará entre outras atividades o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o programa Família Paranaense.