Debate vai reunir conselhos de assistência social em Cascavel 12/06/2013 - 15:55

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promove um encontro que reunirá conselheiros municipais e trabalhadores que atuam na execução da política de assistência social em todo Estado. O encontro acontece no dia 11 de julho, em Cascavel, na região Oeste.

A iniciativa é do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e busca a descentralização das atividades com foco na efetiva participação de todos integrantes da rede no Paraná.

Para a secretária da Família, Fernanda Richa, os conselheiros e trabalhadores da rede de assistência social têm o papel fundamental de apresentar propostas, fazer críticas e sugestões e, desta forma, promover o aprimoramento das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“O encontro descentralizado vai proporcionar um espaço democrático para discussão, levando em conta a diversidade de opiniões. Sem a participação e sem o controle social, o aperfeiçoamento da nossa política estaria comprometido porque não se faz políticas públicas sociais sem ouvir as pessoas que vivem o dia a dia da população nos municípios, nos bairros e nas comunidades”, destaca Fernanda Richa.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Leandro Meller, destaca que o tema central deste encontro será a organização geral e o processo metodológico a ser adotado nas Conferências Municipais, com o objetivo de dar efetividade ao documento final que avaliará a implementação do Sistema Único de Assistência Social em âmbito local, no ano de 2013.

“Estes eventos antecedem a 10ª Conferencia Estadual de Assistência Social que, acontecerá em outubro, e reunirá representantes dos 399 municípios do Paraná, em um grande evento em Curitiba”, comenta Meller.

CONSELHOS – Os Conselhos Municipais de Assistência Social são instituídos por leis municipais e têm composição paritária entre representantes governamentais e não governamentais, ou seja, da sociedade civil organizada. Os representantes governamentais são indicados pela administração pública municipal e os não governamentais são eleitos em conferências municipais de assistência social, que acontecem a cada dois anos.

INSCRIÇÕES – Para participar do encontro em Cascavel os interessados devem se inscrever em um dos 23 escritórios regionais da Secretaria da Família. Para maiores informações acesse o link do evento: www.familia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=526

Serviço:

Reunião Ampliada e Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social – Cascavel

Data: 11/07 (quinta-feira)

Horário: 08h às 17h

Local: Auditório da Unipar - Universidade Paranaense - Rua Rui Barbosa, 611 - Jardim Cristal – Cascavel