Conselho Estadual de Assistência Social participa de reunião com CNAS em Brasília 29/10/2012 - 15:50

Representantes de todos os Conselhos Estaduais de Assistência Social (Ceas) do Brasil se reuniram no início da segunda quinzena de outubro, em Brasília, para realizar atividade de trabalho com o CNAS. A iniciativa faz parte do Plano de Ação do CNAS que prevê o fortalecimento do controle social por meio de uma série de metas, ações e estratégias, como o incremento da interlocução entre os conselhos de assistência social. Representando o Ceas Paraná participaram a presidente e conselheira governamental, Ana Macedo e a vice-presidente e conselheira da sociedade, Inês Roseli Soares Tonello.

Os conselhos de assistência social possuem uma agenda comum em torno de suas atribuições no âmbito do controle social da política de assistência social e por isso, devem estabelecer uma pauta permanente para balizar este trabalho colaborativo de reconhecida relevância.

A pauta de trabalho começou com a apresentação da agenda temática do CNAS para o biênio 2012-2014, que é um extrato do Plano de Ação do CNAS. Foram apontados os destaques deste Plano de Ação, instrumento produzido com base nas deliberações da VIII Conferência Nacional e nos principais debates atuais da área.

Também foi matéria do debate as ações específicas relacionadas ao fortalecimento da interlocução entre CNAS e os CEAS como reuniões regionalizadas do CNAS com os CEAS e CAS/DF nas cinco regiões do país; reuniões de pauta permanente realizadas trimestralmente; agenda de visita aos Conselhos estaduais visando a participação nas reuniões ordinárias dos CEAS; participação em reuniões descentralizadas dos conselhos, entre outras ações.

O controle social também foi tema de debate e foi analisado por meio dos resultados do Censo SUAS e comparação dos resultados do Censo 2010 e Censo 2011. Foram entregues CDs aos participantes com microdados do Censo Suas/Conselhos 2011, por estado da federação, de forma a prover condições de elaboração de pesquisas e estudos sobre o assunto.

O encontro teve a parte da tarde integralmente dedicada aos representantes conselhos estaduais que se manifestaram em relação à conjuntura do controle social de cada estado, aos desafios e as expectativas para o futuro.