Conferências Regionais de Assistência Social acontecem em todo Paraná 27/08/2013 - 11:00

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social iniciou na última quinta-feira (22), em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, a etapa regional da Conferência de Assistência Social do Paraná. O evento será realizado em 23 cidades do Estado - no final de agosto e durante o mês de setembro - com o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Segundo o assessor técnico as Secretaria da Família, Leandro Meller, as conferências regionais antecedem a realização da X Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em Curitiba nos dias 16,17 e 18 de outubro, em Curitiba.

“Além do debate sobre o SUAS, esses eventos estão referendando os delegados que participarão da Conferência Estadual e também eleger os delegados que participarão da Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada no mês de dezembro em Brasília", explica Meller.

REGIONAL - Em Ponta Grossa, a conferência foi realizada no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e contou com a presença de 97 delegados e mais de 60 pessoas entre autoridades, convidados e observadores de 17 municípios da região. “Ressaltamos a importância de participação e colaboração da comissão organizadora, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UTFPR, Copel, Centro de Socioeducação, Ministério Público, Conselho Estadual de Assistência Social e dos municípios de Palmeira, Castro, Reserva, Jaguariaíva e Ponta Grossa na realização do evento”, destacou a chefe do escritório regional da Secretaria da Família no município, Luciana Silvestre.

Um dos destaques do evento foi a apresentação cultural dos adolescentes do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, além da palestra ministrada pela coordenadora da proteção social especial da Secretaria da Família, Elenice Malzoni. Os trabalhos realizados contribuíram para a definição dos delegados e das propostas que irão contribuir para o avanço e consolidação da política de assistência social na etapa estadual da Conferência.

A próxima cidade a realizar a conferência é Jacarezinho, no Norte Pioneiro, na terça-feira (27). O evento acontece no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Durante o encontro os conferencistas ira trabalhar em seis eixos temáticos: o Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; a Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios; e Regionalização.

Confira as datas e municípios onde acontecem as conferências regionais no Paraná:

Ponta Grossa: 22/08
Paranaguá: 23/08