Ceas apresenta balanço de ações do biênio durante reunião em Curitiba 06/06/2014 - 14:50

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realizou nesta sexta-feira (6) uma reunião onde apresentou o balanço de atividades da entidade no biênio 2012/2014. O encerramento da atual gestão ocorrerá no próximo dia 25. Durante o encontro, os participantes também receberam informações sobre o funcionamento dos conselhos municipais de assistência social. O encontro aconteceu no auditório Poty Lazzarotto, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e reuniu representantes de conselhos municipais de assistência social e conselhos estaduais do Paraná.

Para a presidente do Ceas, Roseli Tonello, o trabalho da entidade, nos últimos dois anos, foi marcado por avanços importantes na política de assistência social do Estado. Entre eles, Rolei cita a regulamentação dos benefícios eventuais e o repasse Fundo a Fundo aos municípios, o que agiliza a transferência de recursos.

O Ceas é um órgão que tem entre suas competências a aprovação da política estadual de assistência social e a avaliação e fiscalização dos serviços prestados pelos órgãos governamentais e não-governamentais. “Tenho certeza que nestes dois anos o Conselho trabalhou com dedicação para ajudar a promover, proteger e defender os direitos dos usuários da assistência social no Paraná”, disse a presidente.

Também destacam-se entre as conquistas alcançadas nestes últimos dois anos, as capacitações realizadas por meio do Plano Estadual de Capacitação e do CapacitaSUAS, o avanço do programa Família Paranaense e o acompanhamento efetivo do Ceas/PR junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, através do Plano de Acompanhamento aos CMAS.

O vice-presidente do Ceas e assessor técnico da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Leandro Meller, ressaltou ainda a realização da X Conferência Estadual de Assistência Social, em 2013, cujo tema foi “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. O evento contou com a participação de representantes governamentais e da sociedade civil de vários municípios do Estado.

Outros debates importantes que aconteceram na atual gestão do Ceas foi o fortalecimento do controle social do Estado do Paraná e a alteração do processo eleitoral do Conselho. As eleições foram reconfiguradas para a realização de assembleias próprias, possibilitando a ampla participação dos municípios paranaenses e da sociedade civil organizada.

Para Roseli, o trabalho desenvolvido pelo Ceas durante o biênio foi marcado ainda pela consensualidade. “Mesmo sendo formado por representantes governamentais e da sociedade civil, o Ceas sempre teve como foco de suas discussões a política de assistência social e o usuário da assistência social”. A presidente do conselho também ressaltou o apoio recebido dos técnicos da Seds e de demais órgãos públicos do Estado.

Durante o evento, os participantes também assistiram a duas palestras que tiveram como tema “A importância dos conselhos municipais de assistência social” e “Atuação dos conselhos municipais – parâmetros nacionais para a inscrição de entidades” e ainda conhecer o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Cascavel.