CEAS/PR promove a primeira reunião presencial descentralizada pós-pandemia da COVID-19 18/04/2022 - 11:54

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PR) promoveram nos dias 7 e 8 a reunião descentralizada ordinária de abril do  CEAS/PR. A  reunião foi recebida pelo município de Umuarama e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, representando os Conselhos Municipais de Assistência Social dos municípios paranaenses, presidente, vice presidente, secretária executiva, conselheiros titulares e suplentes do CEAS/PR, além de representantes dos serviços municipais da rede sociassistencial, representantes do poder executivo do município, representantes da Defensoria Pública, e das equipes técnicas dos Escritórios Regionais da SEJUF.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da SEJUF, com mais de 1000 visualizações nos dois dias de reunião. O objetivo do encontro foi ampliar o alcance das reuniões do CEAS/PR, oportunizando um espaço de aprofundamento técnico e de prática conselhista, bem como assegurar uma das principais funções do Conselho Estadual que é a atuação próxima aos municípios, ampliando o debate democrático e contribuindo na discussão sobre temas de relevância. Além da realização da plenária aberta, a reunião contou com quatro momentos de palestras e debates, com temas eleitos a partir das discussões atuais que permeiam a Política de Assistência Social no Paraná e no Brasil.

Os temas abordados foram:

• O Controle Social no Programa Auxílio Brasil, com uma análise técnica realizada pelo Prof. Esp. Uilson José Gonçalves Araújo e mediada pelos conselheiros Magali Luiz (Governamental) e Adrianis Galdino Júnios (Sociedade Civil);

• Acompanhamento dos CMAS no reordenamento de programas, serviços e benefícios frente à pandemia, abordado pela Prof. Dra. Luciana Silvestre, com análise mediada pelos conselheiros Ticyana Begnini (Governamental) e Édson Alencar (Sociedade Civil);

• Mesa redonda: Formação dos Fóruns de Sociedade Civil e suas experiências, que contou com a contribuição dos diversos fóruns de Trabalhadores e Entidades do Paraná; e,

• Mesa redonda: Impactos da absorção das demandas do INSS nos equipamentos do SUAS, momento permeado pelo resgate do trabalho realizado no âmbito do acompanhamento da SEJUF aos municípios paranaenses.

O resultado desta reunião foi a conjunção de esforços para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social no Estado do Paraná, garantindo o princípio de um estado democrático de direito, sob a luz do controle social. Os principais pontos de debate, bem como os encaminhamentos da reunião foram registrados por meio da Carta de Umuarama, que será disponibilizada no site do Conselho Estadual de Assistência Social em breve.