Solicitar serviços da Assessoria de Políticas Para Pessoa com Deficiência
O que é
Vinculada à Prefeitura Municipal de Curitiba, trabalha para garantir direitos, participação, inclusão social e o exercício pleno cidadania das pessoas com deficiência que residam na capital. Atende também suas famílias.
Seus principais serviços são:
- Transporte - Ônibus conduzem pessoas com alto grau de comprometimento, da porta de casa até a porta dos serviços de saúde ou socioassistenciais não continuados. Outros detalhes em www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acesso-transporte-especial/8.
- Apoio à empregabilidade - Parceria com a Superintendência de Trabalho e Emprego garante ações para estimular e ampliar a contratação de pessoas com deficiência. Sensibiliza, informa e orienta as empresas sobre o aproveitamento dessa mão de obra. Outros detalhes em www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/apoio-a-empregabilidade/149.
- Central de Libras - Dá suporte presencial ou on-line para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da língua brasileira de sinais. Outros detalhes em www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/central-de-libras/148.
- Orientação jurídica - Para pessoas com deficiência, seus familiares, instituições da área e outros interessados em informações sobre os direitos dessa população e a legislação vigente. Outros detalhes em www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/orientacao-juridica/150.
Como solicitar
A Assessoria de Políticas Para Pessoa com Deficiência funciona, pela manhã e à tarde, na Rua Schiller, 159, Bairro Cristo Rei. Telefone (41) 3363-5236. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª, das 8 às 12 horas; e das 13 às 17 horas.
Também é possível conhecer e acessar os serviços via site www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br ou pelo e-mail contatosedpcd@pmc.cuiritba.pr.gov.br.
Prazo
Cada serviço tem seu prazo informado no atendimento.
O que diz a lei
Foi criada como Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência (AEAPcD), pelo Decreto nº 307, de 16 de maio de 1986. Modificada pelo Decreto nº 261, de 13 de março de 2006, passa a contar com quatro assessores um por área de deficiência. Em 29 de março de 2010, conforme o Decreto nº 303, ganha status de Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência - SEDPcD. Em 2017, é reformulada pela Prefeitura e retorna como Assessoria de Políticas Para Pessoa com Deficiência, mantendo todos os serviços prestados até então.
Forma de atendimento:
Diferentes meios
Quanto custa:
Gratuito