População de Querência do Norte ganha novo Cras 01/10/2015 - 16:30

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inaugurou nesta quinta-feira (18), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Querência do Norte, na região noroeste do Estado. Construída com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social, a unidade custou R$ 251 mil e terá capacidade para atender até 2.500 famílias.

“Com os Cras, os municípios têm condições de conhecer as necessidades das famílias e definir de que forma podem atuar para atendê-las”, disse Fernanda. A secretária lembrou que os Cras são a porta de entrada para acesso aos serviços de assistência social e que, quando há necessidade, os técnicos podem acionar o Família Paranaense, programa estadual que busca a emancipação das famílias que vivem em vulnerabilidade social, por meio de ações pontuais desenvolvidas por 18 secretárias.

CRAS - O Cras de Querência do Norte é a 43ª unidade construída pelo governador Beto Richa para atender as famílias com serviços de proteção social básica. A unidade tem 165 metros quadrados e está instalada na Rua Maria de Lourdes Dionísio Cardoso, ao lado do posto de saúde.

O prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti, agradeceu pelo investimento e apoio recebido do Governo do Estado. “Com certeza este novo Cras será muito importante para o atendimento às nossas crianças, para nosso povo”, disse.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Querência do Norte, Aline Marcela Rossi, o novo Cras entrará em funcionamento logo após a inauguração. “Agora teremos um local mais adequado para atender as famílias”, disse. Até então, o Cras de Querência do Norte, município que tem pouco mais de 12 mil habitantes, funcionava em um imóvel próprio do município.

Aline lembrou que além do Cras inaugurado, Querência do Norte conta com duas unidades volantes que percorrem as áreas mais distantes do município, que tem aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados, na divida com o Mato Grosso do Sul. “Atendemos diretamente cerca de 800 famílias e, como não temos orçamento próprio, todos os nossos programas são financiados pelo Governo do Estado”.

ATENDIMENTO - Os centros de referência são locais onde as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social têm acesso aos serviços de proteção social básica. Ali, são atendidas por uma equipe formada por técnicos, psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.

Depois de incluídas no Cadastro Único, as famílias recebem informações sobre benefícios sociais a que têm direito e, de acordo com as condicionalidades, são inseridas em programas estaduais, como o Família Paranaense, Luz Fraterna, Leite das Crianças e Tarifa Social da Água.

A equipe também presta orientações e faz o encaminhamento para serviços públicos como matrícula na escola, consultas médicas, cursos de qualificação, emissão de documentos, vagas de emprego e outros. Pessoas idosas e pessoas com deficiência e idosas recebem atenção especial.

Todo cidadão pode procurar espontaneamente o Cras para buscar atendimento. Mas além de atender quem procura a unidade, as equipes fazem busca na região para localizar pessoas que precisam, mas não acessaram nenhum serviço público existente na rede de atendimento.

Atualmente, o Paraná conta com 555 unidades em funcionamento. Outras oito estão sendo construídas. Um contrato assinado pelo Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender as famílias acompanhadas pelo Programa Família Paranaense prevê a construção de outros 22 Cras até 2019.

PARTICIPAÇÃO – A solenidade de inauguração contou com apresentações de grupos de crianças e de pessoas idosas. Durante o evento, Fernanda Richa foi presenteada com uma lembrança feita por pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido no Cras.

Também participaram da inauguração os prefeitos de Santa Isabel do Ivaí, Beto Campos, de São Carlos do Ivaí, Paulo Peroba, de São Pedro do Paraná, Ivanildo Passareli, de Nova Londrina, Dornelis Chiodelli, Itaúna do Sul, Pedro Castanhari, de Porto Rico, Paulo Nogueira, e o de Santa Cruz de Monte Castelo, José Maria Fernandes. E, ainda, o vice-prefeito de Santa Mônica, Sérgio Pereira, o ex-prefeito de Querência do Norte, Vlaumir Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Leodi Sabot; a primeira-dama, Maria Leonilda Benvenutti, vereadores, gestores da assistência social, o chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Paranavaí, Valmir Trentini, e o padre Gilnei Guevara Lopes.