Paraná tem plantão de proteção à criança e ao adolescente na Copa 12/06/2014 - 11:27

O Comitê de Proteção Integral, criado pelo Governo do Paraná, inicia nesta quinta-feira (12) as atividades do Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, que funcionará no Liceu de Ofícios do Pilarzinho, em Curitiba. O órgão será responsável pela recepção e monitoramento de todas as informações relativas às violações de direitos das crianças e adolescentes durante a Copa, em Curitiba e Região Metropolitana.

“O trabalho integrado é a única forma de combater efetivamente todos os tipos de exploração e proteger as nossas crianças e adolescentes neste período”, destaca a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

As equipes estarão de plantão das 10h às 22h, nos dias da Fan Fest, evento oficial da Fifa que terá transmissão dos jogos e eventos culturais durante o Mundial. O evento será o foco principal da atenção das equipes de assistência por apresentar circunstâncias que favorecem a violação de direitos infantojuvenis, como a gratuidade de acesso, concentração elevada de pessoas, comercialização de bebidas, entre outras.

PRONTO ATENDIMENTO – Os telefones de contato do plantão integral foram disponibilizados para as forças de segurança que atuarão na Copa do Mundo em Curitiba e à própria equipe de assistência do município, que conta com mais de 700 voluntários que atuarão nas abordagens de rua. Os 2 mil voluntários da Fifa que atuarão como monitores dos direitos da criança e do adolescente também terão acesso ao plantão.

Os membros do comitê farão o atendimento das chamadas telefônicas com denúncias de violações de direitos e serão responsáveis pelo encaminhamento e monitoramento das situações de violência contra a criança e o adolescente na região. A equipe também fará o acolhimento emergencial de crianças desaparecidas ou em situações emergenciais até o devido atendimento das equipes especializadas.

“O objetivo principal do plantão é concentrar as informações e orientar para os encaminhamentos adequados, evitando novas violações. Essa agilidade nos permitirá oferecer proteção integral às crianças e adolescentes, além de possibilitar um mapeamento adequado de tudo que acontecer neste período”, explicou a coordenadora da Secretaria da Família, Elenice Malzoni.

A população pode denunciar pelos telefones 181 e 100.

COMITÊ - O Paraná foi o primeiro Estado a formalizar a adesão à Agenda de Convergência da Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e, também, o primeiro a criar o “Comitê de Proteção Integral”.

O comitê tem o objetivo de articular ações nas esferas públicas e privadas em prol da criança e do adolescente do Paraná. Coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, é composto por 31 técnicos das secretarias de Segurança Pública, Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Desenvolvimento Urbano, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e municípios.