Panorama do Suas no Estado é tema de palestra na XI Conferência Estadual de Assistência Social 21/10/2015 - 15:50

O panorama do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Paraná e os desafios para a consolidação do Suas nos próximos dez anos foram os temas das duas principais palestras realizadas nesta terça-feira (20), segundo dia da XI Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná. O evento acontece em Curitiba, até esta quarta-feira (21), e reúne mais de 550 participantes, entre eles gestores, trabalhadores, beneficiários, conselheiros de assistência social e representantes de entidades da sociedade civil.

“O Paraná avançou muito na implementação do Suas o que beneficia as famílias que vivem em vulnerabilidade social. Temos que continuar trabalhando para o aprimoramento do Sistema e, para isso, é extremamente importante que haja planejamento”, disse a diretora-geral da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Letícia Codagnone Raymundo.

Ao fazer um balanço do Suas no Estado e das principais ações desenvolvidas pela Seds, Letícia mostrou que o Paraná possui uma das principais redes de assistência social do país. No estado há 555 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 156 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Se for considerado o número de equipamentos para cada 10 mil habitantes, o Paraná possui a segunda melhor rede de Cras do país. Em relação ao número de Creas, o Estado ocupa a quarta colocação no ranking nacional e é líder na região Sul.

Entre os principais programas desenvolvidos pelo Governo do Estado para o enfrentamento à pobreza, Letícia destacou o Família Paranaense e o Luz Fraterna que, juntos, atenderam 797 mil famílias e exigiram repasses que somaram R$ 181,7 milhões, desde o início da atual gestão. Outro importante programa é o Leite das Crianças que, de janeiro de 2011 a abril de 2015, atendeu 570 mil crianças e contou com um investimento de R$ 304,5 milhões.

A diretora lembrou também que para fortalecer as ações de combate às desigualdades sociais, o Governo do Paraná criou o Fundo de Combate à Pobreza que irá reforçar os investimentos na área de assistência social. O Fundo terá R$ 400 milhões por ano que serão investidos em programas de combate às desigualdades sociais, proteção de direitos, qualificação profissional e construção de moradias.

DESAFIOS – “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026” foi o tema da palestra da assistente social Luciana Franco Silvestre, chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa. Luciana falou da importância do fortalecimento das conferências enquanto processo mobilizatório de participação e decisão coletiva. “O processo participativo é importante para a evolução do Sistema. Sempre teremos desafios para efetuar a política de assistência social”, disse.

Para Luciana, a definição das diretrizes para o Suas nos próximos dez anos deve considerar as diversidades locais e dos públicos atendidos, os cenários econômico e social e as transformações na estrutura sociodemográfica do Estado e do país.

“Tornar os conselhos mais participativos, que apoiem o reordenamento dos serviços e façam o monitoramento e acompanhamentos das ações, também é um dos desafios a serem enfrentados para a consolidação do Suas”, destacou.

FAMÍLIA PARANAENSE – Os participantes da Conferência também assistiram a uma apresentação sobre o programa Família Paranaense, principal programa da Seds para o atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social no Estado. Letícia Reis, coordenadora do programa, destacou que desde que foi implantado, em 2012, o Família Paranaense atendeu 188,8 mil famílias carentes. Destas, 171 mil receberam o Renda Família Paranaense. Até setembro de 2015, o valor do repasse chegou a R$ 60 milhões.