Novos conselheiros do Ceas
tomam posse em dia 13 de julho
19/06/2018 - 14:10

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-PR) elegeu 15 representantes da sociedade civil, para compor o biênio 2018-2020. A eleição, realizada online, recebeu inscrições de 77 entidades sociais, 48 trabalhadores do setor e 103 usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A nova presidência, agora, será ocupada por um representante do governo, que é indicado pelos conselheiros durante a posse, prevista para 13 de julho, às 14h, no Palácio das Araucárias. A mudança obedece à determinação de alternar a presidência do Conselho entre representantes do governo e da sociedade civil.

O atual presidente do Ceas-PR e que permanece no cargo até a posse dos novos membros, Paulo Silvério, explica que pela primeira vez, a eleição foi realizada via internet, com plataforma própria. “Ocorreu simultaneamente em todas as cinco macrorregionais, o que possibilitou um aumento significativo no número de participantes, comparado aos biênios anteriores”, destaca o presidente. O aumento comentado por Paulo Silvério foi de 22,58%.

O presidente também destaca que a metodologia online aumentou a participação de usuários do Suas, como candidatos e votantes, com o apoio dos escritórios regionais e dos Centros de Referência de Assistência Social - Cras.

Para que essa mobilização ocorresse, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social realizou uma reunião ampliada em Londrina, além das ações de assessoramento divulgadas pela rede socioassistencial e os escritórios regionais.

As vagas serão distribuídas em cinco macrorregiões: Curitiba, composta pelas regionais de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Irati e União da Vitória; Maringá, composta pelas regionais de Maringá, Paranavaí, Cianorte e Umuarama; Londrina, composta pelas regionais de Londrina, Apucarana, Ivaiporã, Cornélio Procópio e Jacarezinho; Guarapuava, composta pelas regionais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Pato Branco e a macrorregião de Cascavel, composta pelas regionais de Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Toledo.

Participaram do processo eleitoral como candidatos ou votantes as entidades sociais, os representantes de usuários ou de organização de usuários e os trabalhadores da assistência social, que atendem aos critérios do processo eleitoral.

PROTEÇÃO - O Ceas é um órgão de controle social de caráter permanente e deliberativo. Sua função é aprovar a Política Estadual de Assistência Social; avaliar e fiscalizar os serviços prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais, especialmente as condições de acesso da população a esses serviços; e promover a proteção e defesa dos direitos dos usuários da Assistência Social.

Confira a relação dos conselheiros eleitos, disponível no site do Ceas-PR, no link: conteudo.php?conteudo=565.