Governo do Estado vai entregar mais dois Cras na região norte 27/05/2015 - 11:11

A rede de proteção social básica, que atende famílias em situação de risco e vulnerabilidade social no Paraná, continua em expansão. No próximo mês, o Governo do Estado vai entregar mais dois novos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), desta vez para os municípios de Bom Sucesso e Marumbi, região Norte do Estado. As obras de construção das unidades estão 75% concluídas.

“Os investimentos na área de assistência social no Paraná são voltados para a superação da pobreza e para o desenvolvimento social e econômico das famílias. Com a expansão da rede Cras, aumentamos o atendimento às famílias que precisam do apoio do poder público para conquistar a sua emancipação”, diz a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Em pouco mais de quatro anos, o governo estadual investiu R$ 7,68 milhões de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para a construção de 41 Cras. O valor destinado para as unidades de Bom Sucesso e Marumbi, com 165,3 e 206,65 metros quadrados, respectivamente, chega a R$ 917,4 mil. Quando finalizadas, elas terão capacidade para atender, juntas, até 5.000 famílias moradoras das regiões onde estão instaladas. Todos os recursos foram deliberados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - A condução da política pública de assistência social no Paraná tem alcançado reconhecimento nacional. No ano passado, o Paraná foi apontado pelo Ministério do Desenvolvimento Social como o Estado que mais investe em assistência social na região Sul. De 2011 a 2014, o investimento foi de R$ 603 milhões em programas, serviços e benefícios sociais para promover a inclusão social das famílias paranaenses. De janeiro a dezembro do ano passado, mais de 1,1 milhão de famílias foram atendidas pelos serviços oferecidos pelo Estado.

“Estamos investindo principalmente em pequenos municípios, trabalhando sempre em parceria com os prefeitos. Além de implantar redes de atenção na área social, damos o apoio técnico para que as prefeituras possam aprimorar a gestão dos programas de assistência social coordenados pelo Governo do Estado”, destaca Fernanda.

De acordo com o Censo Suas 2014, que faz o monitoramento das secretarias e conselhos de assistência social no país, o Paraná também apareceu como o Estado que mais prestou assessoramento aos municípios na região Sul.

O apoio técnico tem o objetivo melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, responsáveis pela gestão dos Cras e demais serviços de proteção social. As ações incluem programas de capacitação para gestores e trabalhadores da assistência social, apoio e orientação para o aprimoramento de gestão.

Todos os municípios do Paraná são assessorados por meio de 22 escritórios regionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Seds).

Os municípios de Bom Sucesso e Marumbi são atendidos pelo escritório regional de Apucarana, que também assessora Arapongas, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Além da construção dos Cras, o governo estadual repassa ainda recursos para que os municípios possam investir em ações de proteção social, no aprimoramento de gestão e benefícios sociais. Em 2014, o valor do Piso Paranaense de Assistência Social destinado a Bom Sucesso foi de R$ 81,2 mil.

Bom Sucesso e Marumbi também fazem parte do programa Família Paranaense, principalmente na modalidade Renda Família Paranaense, que de dezembro de 2013 a abril deste ano, repassou R$ 9,43 mil às famílias de baixa renda do município. O benefício é um complemento de renda estadual para famílias que vivem em extrema pobreza.

SERVIÇOS – Os Cras estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social dos municípios. No local, as famílias que precisam dos serviços de proteção social básica têm acesso a programas e benefícios sociais para que tenham melhores condições de vida.

Uma equipe técnica especializada presta orientações e faz encaminhamentos para a utilização de serviços públicos em áreas de assistência social, educação, saúde, emprego e moradia. As pessoas atendidas também participam de cursos e atividades para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.