Curitiba fecha o ciclo de debates que percorreu o Paraná discutindo o trabalho infantil 07/12/2012 - 13:50

A última etapa do Seminário Capacitação de Combate ao Trabalho Infantil promovido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) iniciou nesta quarta-feira (05), em Curitiba. O evento que já foi realizado em Foz do Iguaçu e Londrina acontece até sexta-feira (07) e está abordando as recomendações do plano regional para prevenção e erradicação do trabalho infantil com municípios.

Realizado em parceria Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o encontro também tem o objetivo de capacitar agentes de diversas áreas que atuam na rede de proteção da criança e do adolescente.

“Com esta terceira edição conseguimos atingir agentes de todo Estado e agora vamos poder traçar questões específicas relativas à maior incidência de trabalho infantil em cada uma das regiões. Assim como promover a capacitação, estes eventos foram fundamentais também aperfeiçoarmos nosso plano de ação de forma mais eficiente e atendendo as demandas locais”, afirmou a coordenadora de Proteção Social Especial da Seds, Mara Cristina Ferreira.

Durante os três dias de evento o espaço será aberto para discussão, troca de experiências e aprofundamento do conhecimento quanto ao trabalho infantil, com objetivo de formar equipes de referência no trato da temática, integrando as ações em todo Estado.

Segundo a coordenadora, o processo de gestão compartilhada entre Estado e municípios está sendo retomado nesta gestão do Governo do Estado, inclusive com a ampliação de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), para fortalecer ainda mais o controle social e a participação da sociedade civil, por meio de entidades e organizações que prestam serviços nessa área.

“O Paraná vem executando ações para o enfrentamento ao trabalho infantil de forma sistemática e continuada, tanto por meio de parcerias, bem como no papel de protagonista de diversas políticas públicas - como a da criança e do adolescente, da assistência social, da educação, da saúde e do trabalho”, finalizou Mara Cristina Ferreira.