Conferência Estadual de Assistência Social reúne 550 participantes 20/10/2015 - 11:50

O auditório do Centro de Convenções e Eventos Espaço Torres, em Curitiba, ficou lotado na noite desta segunda-feira (19) para a abertura da XI Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná. O evento conta com mais de 550 inscritos, entre beneficiários, gestores, trabalhadores e conselheiros de assistência social, além de representantes de entidades da sociedade civil.

A conferência estadual, que segue até a próxima quarta-feira (21), é uma realização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Seds) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

“Este é o evento mais importante na agenda das políticas públicas de assistência social, em todos os âmbitos”, afirmou a diretora-geral da pasta, Letícia Codagnone Raymundo. “O grupo reunido aqui tem nas mãos a responsabilidade de avaliar a política de assistência social em nosso estado e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social nos próximos dez anos.”

Presente ao evento, a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, ressaltou a importância de cada participante para o sucesso do evento e desejou sucesso ao Estado neste processo de aprimoramento. “Nós precisamos continuar com esta sinergia que nos trouxe nestes dez anos, para que a gente possa avançar e amadurecer nos dez anos que virão”, ressaltou.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Rubens Marcon, o debate democrático que a conferência proporciona é essencial para o fortalecimento desta política. “Assim, estamos construindo uma gestão compartilhada, com a participação da população e poder público”, disse.

Realizadas a cada dois anos nos âmbitos municipal, estadual e nacional, as conferências de assistência social são, juntamente com os conselhos de assistência social, instrumentos de participação e controle social.

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Geovani Gregório, explicou os desafios propostos para a conferência e as etapas que antecederam o evento. “Ao pensar nas Suas que temos e nas Suas que queremos para 2016, temos um desafio que é o aprofundamento de cada discussão feita no país. Nas conferências municipais, cada município teve a possibilidade de olhar para si, identificar o que esta acontecendo e o que precisa melhorar”, disse.

No Paraná, 397 municípios do estado realizaram Conferências Municipais da Assistência Social em 2015, totalizando 34 mil pessoas envolvidas.

POLÍTICA- A política de assistência social é uma política de seguridade social, assim como a saúde e previdência social. Trata-se de um direito do cidadão e um dever do Estado, previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Segundo a Loas, a política de assistência social deve ser organizada por meio de um sistema descentralizado e participativo, chamado de Sistema Único de Assistência Social, ou simplesmente Suas.

PARTICIPAÇÃO - Todas as pessoas envolvidas com a política de assistência social podem participar das conferências. O número de participantes e os critérios de divisão das vagas entre convidados, observadores e delegados são definidos pelas comissões organizadoras.
Os delegados são os escolhidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social (Cmas). São eles que discutem e deliberam sobre a temática do evento.

Observadores e convidados são pessoas interessados em participar da Conferência ou escolhidas pelos conselhos municipais para contribuir nas discussões. São representantes do Poder Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, de universidades, dos conselhos de Políticas Públicas e de Direitos, trabalhadores e militantes da área, entre outros.

O evento contou também com a presença do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo Grota; do secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros; do representante do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; do Fórum Regional de Assistência Social, Plínio Marcondes; do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, José Roberto Zanchi; e do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, Jaqueline S. Vitor.