CURITIBA: Encontro reúne equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 02/05/2016 - 10:20

Servidores que atuam na rede socioassistencial de Curitiba e 28 municípios da Região Metropolitana participam, nesta quinta-feira (28), do III Encontro do Escritório Regional de Curitiba com as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Cerca de 100 pessoas estão no evento, que acontece no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Presente ao enocontro, a superintendente de assistência social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria de Lourdes San Roman, destacou que a capacitação é fundamental para a profissionalização e melhoria da gestão da rede socioassistencial no Paraná.

“O Governo do Estado está investindo na qualificação dos serviços e dos profissionais que atuam na assistência social. Apesar da crise que afeta mais diretamente as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, essa política tão importante não pode retroceder”, afirmou a superintendente.

Pela manhã, a palestra principal foi ministrada pelo assistente social e coordenador do curso de Serviço Social da Uninter, Dorival da Costa. No período da tarde, os debates serão mediados pela chefe do escritório regional de Curitiba, Larissa Marsolik Tissot, e pela assistente social Marlene Batista da Silva. A programação também inclui dois ciclos de apresentações, onde representantes dos municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo relatarão suas experiências de trabalho, do ponto de vista da prática, organização, desafios e potencialidades.

GRUPOS - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos complementa o trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi).

De acordo com a chefe da regional de Curitiba, Larissa Marsolik Tissot, o principal objetivo é evitar situações de vulnerabilidade e risco social nas famílias. “Os atendimentos são realizados em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade e perfil dos participantes”, explicou.

As atividades podem ser desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), entidades conveniadas ou espaços ligados ao Cras.

RECURSOS -
No Paraná o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ofertado em 379 municípios, alcançando 93.190 pessoas. Por meio do Piso Paranaense de Assistência Social, o governo estadual repassa aos municípios recursos que podem ser aplicados no cofinanciamento deste serviço. Atualmente, dos 86 municípios contemplados com o repasse, 69 utilizam o valor para esta finalidade.