CEAS aprova guia sobre acolhimento de refugiados e migrantes 26/05/2021 - 16:23

O Conselho Estadual de Assistência Social aprovou, em sua última reunião, o Guia de Orientação sobre o Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias, com foco em migrantes e refugiados. Para acessar o material,   CLIQUE AQUI

O material foi elaborado pelo Departamento de Assistência Social (DAS), da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), com o intuito sistematizar o trabalho de orientação, análise e encaminhamento deste público para o Serviço de Acolhimento de Adultos e Famílias na modalidade de Casa de Passagem. O Guia destina-se aos Escritórios Regionais da SEJUF, bem como nos demais interessados em contribuir para o atendimento de migrantes e refugiados.


A construção deste material se faz necessária tendo em vista os obstáculos que a rede socioassistencial encontra para fazer um atendimento adequado e atento às especificidades deste grupos, que envolvem as necessidades de regularização migratória, o abrigamento, a saúde e bem-estar, alimentação, educação, emprego e renda, assistência legal e apoio à busca familiar, retorno ou reintegração.


Segundo Larissa Marsolik, vice-presidente do CEAS e chefe do DAS, o material contribui para a qualificação das redes existentes, ampliando a capacitação para atender as novas e diversas necessidades trazidas pelo público em questão, melhorando pontos como a comunicação, o acolhimento às culturas e o conhecimento da legislação específica.